1967 Service Manual

Capa

 1967 Service Manual

Como algumas coisas acontecem de forma curiosa. Depois que recebi o Manual de Serviço da linha Dart, Coronet e Charger de 1969, apareceu também um manual completo de vários carburadores da Holley. Nos dois casos a receptividade dos leitores e seguidores do MundoMonc.com foi incrível. Já estava pensando em onde procurar o próximo manual para publicar no blog, ou se ficaria só esperando mais uma oferta. Mas não precisei de nenhuma dessas duas opções. Ontem resolvi dar uma organizada nas minhas pastas virtuais quando me deparei com alguns manuais muito legais! Entre eles escolhi postar o 1967 Service Manual, também da linha Dart, Coronet e Charger. Três manuais muito bons apareceram de maneiras repentinas e diferentes, em situações sem nenhuma ligação com a outra. Eis a curiosidade de como certas coisas acontecem.

Dei uma olhada superficial no material, já que a minha intenção não era estudá-lo a fundo, mas sim coletar algumas informações básicas para apresentá-lo a você. Todas as páginas tem uma referência ao site: MyMopar.com. Visitei o site e fiquei impressionado com a quantidade de material que tem. Só de manual ou catálogos tem dezenas de arquivos para baixar. Mais do que recomendado para Moparianos. A exemplo do publicado em 1969, este está completo e conta com muitas informações extremamente detalhadas. Sem contar as milhares de imagens ilustrativas, facilitando o entendimento do passo-a-passo descrito. São 840 ao todo abrangendo todos os aspectos dos três veículos. Como todo bom manual, começa apresentando as características gerais e de identificação.

intro intro 2

Em seguida o manual mostra os detalhes de desmontagem e montagem da manutenção e lubrificação; suspensão dianteira; eixo traseiro; freios, inclusive o dianteiro à disco; embreagem; arrefecimento e elétrica. Para representar esse bloco duas páginas da parte da suspensão dianteira, tema mais presente aqui no blog.

Susp 1 Susp 2

Seguindo o manual entra em nos procedimentos de motor. Esse manual traz todo conteúdo sobre os seis cilindros (117 – 225 cu.in.), os v8 de bloco pequeno (273 – 318 cu. in.), os v8 de bloco grande (383 – 440 cu. in.) e o Hemi (426 cu. in.). Outra parte que é muito interessante é a do sistema de alimentação, que aborda os carburadores: BBS, que equipa os motores 117; Holley, que equipa os motores 225; Stromberg, equipa o 318 e o 383, dependendo do modelo e é muito semelhante fisicamente com os DFV, ;  BBD, que equipa os motores 273 e o 383, dependendo do modelo; e o quadrijet AFB, que equipa os motores 383, 440 e 426 Hemi. Apenas uma pequena pincelada frente a enorme quantidade de informações e procedimentos.

Motor 1 Motor 2

Infelizmente tive que selecionar as páginas para a apresentação, porque a vontade é colocar tudo aqui. Mas ficam essas para degustação.

 Para fazer o dowload clique aqui.

Mais um material de qualidade para pesquisa sobre Mopar. Aproveite a visita e coloque seu e-mail na barra localizada na lateral esquerda da janela,  em seguida clique no botão “Assinar”, assim você passa a receber as atualizações do blog. O Mundo Monc também está no Facebook, curta a fan page pelo link: facebook.com/mundomonc.

Seguimos conversando.

Monc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *