Dart 78.1/2 parte 17: disco de freio

Dart 78.1/2 parte 17: disco de freio

11/04/2012 19:03 4 comments

Disco de freio: Original X Fremax X Argentino

Você deve se recordar do tópico sobre a adaptação do disco de freio do Mégane no Dart, é a Parte 9 da reconstrução. Nesse artigo  está disponível o PN e demais informações de como proceder, caso seja essa sua opção. Mas acabei mudando os planos apesar dessa ser uma boa saída. Os meus discos da Fremax já estão cortados nas medidas certas para o Dodge, só falta fazer um espaçador e colocar no carro.

Acontece que no meio do caminho conheci o Douglas. Ele vende discos de freio plug-and-play (pronto para instalar) para Dodge nacional. São peças importadas da Argentina e furadas na oficina dele, com todas as medidas zeradas feitas com mesa divisora. Eles podem ser usados tanto na furação brasileira 5×108, quanto na americana 5×114,5 (mesma do Opala e Maverick). Todo disco que ele faz é previamente instalado em um cubo para checagem final e em seguida está pronto para o envio. Além disso, o disco vem com uma chapa para a instalação correta e vem na furação desejada. Quem tiver interesse nos discos, entre no perfil do Douglas no MercadoLivre, certamente você será bem atendido e terá todas suas duvidas sanadas. O pessoal daqui de Brasília pode entrar em contato direto comigo, é um caminho mais fácil.

Continuando o artigo, hoje comprei parafusos allen rosca NF 7/16 x 1,1/4, arruelas de pressão e adesivo trava rosca torque médio para montar os discos no cubo. Cheguei, inclusive, a comprar um jogo de parafusos sextavados, mas graças a um conselho do meu chapa Alexandre Bertoni, fui para o allen. Segundo ele, o allen tem mais resistência na cabeça que o sextavado, e como é uma região como muita trepidação não achei que valesse a pena arriscar. Fica a dica.

Passo-a-passo para a montagem do disco de freio no cubo de roda:

Posicionando a chapa de instalação no disco de freio. Ela é presa por dois parafusos allen e suas porcas. Separando o material. A cola trava rosca, os parafusos e suas arruelas de pressão, o cubo de roda e uma chave Irwin allen de 3/8.

Instalação do cubo de roda no disco. As medidas são bem precisas e ficou muito bem encaixado. Passar a cola trava rosca no parafuso allen e apertá-lo com a Irwin 3/8. Segundo a embalagem, a cola cura completamente em 24 h.

Já com todos os parafusos no lugar. Usei uma chave combinada 1.1/4 da Gedore para dar mais torque. A chave allen da Irwin é muito curta, com a alavanca o aperto fica melhor. Só por os rolamentos e voltar para o carro!

Seguimos conversando.

Monc

  • Jorge Aziz

    Amigo, onde encontro o contato do Douglas? Já comprei esse disco e queria comprar outro. Grato!!!

    • Jorge, o único contato que tenho dele é esse email: Douglas silva

  • Jorge Aziz

    André, de que carro é esse disco argentino que o Douglas faz a adaptação? Grato!!!

    • Jorge, eu não tenho essa informação. Eu comprei direto do Douglas já pronto para por no Dodge.