Ferramenta de alinhamento, batentes e comando de válvulas na mão

Ferramenta de alinhamento, batentes e comando de válvulas na mão

23/11/2012 01:40 0 comments

Ferramenta de alinhamento, batentes e comando de válvulas na mão

Com a mesma precisão de tempo das outras importações, a minha encomenda já está comigo. O imposto foi bem caro, já que dólar está relativamente alto. No total deu R$ 436,93, um absurdo esse protecionismo paternal industrial, mas assim é. Bom, vamos ao que interessa!

FASTRAX –  CAMBER CASTER GAUGE

Para quem não acompanhou as últimas postagens, passei um bom tempo procurando uma ferramenta para aprender e fazer o alinhamento do Dart e não ficar na dependência de alinhadores normais, que normalmente não sabem lidar com os nossos Mopars. Depois de algumas buscas em sites, encontrei a FASTRAX (pn 91010). Fabricada pela Specialty Produtcs Company – SPC, que além desse tipo de ferramental, fabrica e vende peças de suspensão para vários tipos de carros, incluindo muscle cars, off-road e importados (em relação ao EUA, claro). Parece que os produtos são muito bons, vale a pena conferir.

Voltando ao nosso foco, a FASTRAX é uma ferramenta de qualidade. Toda feita de metal, não sei dizer qual liga, mas a cor é de cobre. Capaz de ser utilizada em qualquer roda com aro de 13″ a 18″, a leitura dos valores, como podem ver nas fotos, é feita por uma régua de bolha de ar. A graduação do câmber é entre -4° – +4° e do cáster entre -4° – +12°. Todas essas características e medições estão totalmente coerentes com a minha necessidade, nota 10! A única coisa que achei ruim é que as barras que servem para fazer a convergência, ou toe em inglês, são vendidas à parte e eu achei que vinham juntas. Mas meu amigo Bruno, que está fazendo um grande tour pelos EUA vai trazer para mim, valeu meu chapa.

 

 

BATENTE DO BCI

Não há muito o que dizer a respeito dessa peça, fiz questão de postar pois alguém pode estar precisando apenas do par. Procurei da Energy Suspension, que está no carro e estragou, porém só achei em kits completos. Procurando um pouco mais pelo site da Summit achei esse par fabricado em poliuretano pela Prothane Suspension Parts. Fisicamente é muito parecido com o da Energy, tanto no formato como na densidade, o único problema é que só tinha vermelho à disposição e, particularmente, acho bem feio. O part number para esses batentes é 19-1303.

 

COMANDO DE VÁLVULAS 274-286

Meu amigo Ged, dono da casa onde fica o Dodge, encomendou esse comando para colocar no seu Charger R/T 1975, amarelo montego de plaqueta, mas atualmente preto com a faixa traseira vermelha seguindo os padrões americanos. O comando e os tuchos são fabricados pela COMP Cams (pn CL20-224-4) e tem as seguintes características:

  • Cam Style:Hydraulic flat tappet
  • Basic Operating RPM Range:1,800-6,000
  • Intake Duration at 050 inch Lift:230
  • Exhaust Duration at 050 inch Lift:236
  • Duration at 050 inch Lift:230 int./236 exh.
  • Advertised Intake Duration:274
  • Advertised Exhaust Duration:286
  • Advertised Duration:274 int./286 exh.
  • Intake Valve Lift with Factory Rocker Arm Ratio:0.488 in.
  • Exhaust Valve Lift with Factory Rocker Arm Ratio:0.491 in.
  • Valve Lift with Factory Rocker Arm Ratio:0.488 int./0.491 exh.

Além desse comando, o carro tem mais algumas preparações básicas, como cabeçote do 318 álcool, admissão Performer RPM, quadrijet, taxa aumentada (não sei o valor exato) e escape dimensionado  Está somente aguardando o comando para finalizar a montagem e em breve esse Dodge vai aparecer aqui no MundoMonc.

 

 

Galera é isso!! Espero que gostem das novidades e espero testar a ferramenta de alinhamento nesse final de semana, aproveitando que no domingo acontecerá Track Day para antigos no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília.

Seguimos conversando.

André Monc