Dart 78.1/2 – Introdução

Dart 78.1/2 – Introdução

05/11/2011 23:36 0 comments

Dart 49

O começo de tudo

Chegou o momento, já não dá para adiar. A suspensão do Dart 79 já deu o que tinha que dar durante os 33 anos de serviços e vários quilômetros rodados, não saberia dizer quantos exatamente. Atualmente o carro está largado em uma garagem próxima ao centro de Brasília, praticamente impossível de ser guiado com segurança e tranquilidade. O carro está “navegando”, como dizem por aí. A sensação que tenho quando o dirijo é de a qualquer momento ele vai decidir mudar de rota, e se for necessário uma esquiva ou freagem rápida, ele simplesmente não responderá como esperado.

Esses sintomas se arrastam por longos 7 anos. Iniciaram logo a após a finalização da pintura e do interior, e com o tempo só tem piorado. Chegou o momento, vários fatores e acontecimentos levaram à possibilidade de re-construir a suspensão do Mopar e trazê-lo de volta ás ruas, lugar de onde nunca deveria ter saído. Decidido isso, o próximo passo é aprender tudo o que puder, e tiver ao alcance, sobre o sistema de suspensão dos nossos Dodges. Para isso iniciei uma pesquisa de estudo de cerca de 4 meses em fóruns nacionais e internacionais, blogs, artigos de revistas, conversas, manuais de serviço, livros de preparação, dicas de experts, sites de venda de peças, amigos e horas deitado debaixo do carro observando o sistema e seus componentes.

Gostaria de citar algumas fontes que foram muito interessantes para o projeto. Uma delas é o fórum FABO – For A Bodies Only. Uma comunidade virtual e internacional dedicada a os A Bodies, modelo de monobloco dos nossos Darts, Chargers, LeBarons, etc. A quantidade de informações é enorme e de qualidade, só de acompanhar alguns tópicos o seu conhecimento sofre uma alavancagem sinistra. Outra fonte importante é o fórum do Museu do Dodge, já conhecido por muitos Moparzeiros. No Brasil é o maior banco de informaçõesa respeito do Dodge nacional. Nos dois casos, os membros são receptivos e solícitos para dúvidas, se vc quiser aprender alguma coisa sobre Dodge, esses dois espaços virtuais são obrigatórios. No espaço individual, sugiro muito a aquisição de livro americanos How To Do, custam, em média, de US$ 15 á 25 + o frete, não paga imposto. Normalmente tem muitas dicas de experts, fotos, passo-a-passo, referencias de peças, etc. Outra coisa que me ajuda muito é ver, observar, o que estou querendo aprender. Sempre aos domingos vou à garagem onde está o Dodge e gasto pelo menos 20 minutos deitado debaixo dele observando as peças e como elas estão montadas. Viro a direção toda para um lado e vejo como está, depois viro toda para o outro lado e checo novamente, impressionante como a cada domingo passei a ver coisas a mais.

Depois desse passo inicial já deu para dar uma avaliada geral na suspensão, e encontrei algumas coisas interessantes. O batente do braço inferior do motorista já não existe mais, o batente do braços superior do passageiro está solto, as buchas da barra estabilizadora estão deformadas e rachadas, todos os guardas-pó das juntas esféricas estão ressecados e rachados. Mais um incentivo para iniciar a empreitada. Neste momento já comecei a decidir o que precisava e o que eu queria comprar para o projeto.
Em breve vou postar as peças que já comprei, a maioria importada dos EUA. Vou abrir também um espaço dedicado para quem quer importar peças e não sabe por onde começar. Também terá um espaço para compartilhar os Mopars dos meus sonhos. Fotos de Dodges, ou seja, várias e quais queres coisas relacionadas à Dodge.
Segue umas fotos do Dart 78/79:
 

Abraços a todos e seguimos conversando.

André Monc