Mais uma novidade para quem busca melhor desempenho da suspensão do seu Mopar

Mais uma novidade para quem busca melhor desempenho da suspensão do seu Mopar

15/03/2013 11:08 1 comment

QA1_Logo

Mais uma novidade para quem busca melhor desempenho

da suspensão do seu Mopar

Estimados amigos e leitores do MundoMonc.com, tivemos mais um pequeno hiato nas publicações Moparianas do blog. Muita coisa tem acontecido e esse ano iniciou com algumas dificuldades, e aos poucos as coisas estão voltando ao lugar que devem estar. Algumas novidades ruins: o Dart teve um problema no alternador e na troca por um mais moderno, de 90A da VW, tive algumas dificuldades na instalação e a falta de tempo para fazer os últimos ajustes manteve o carro na garagem. Assim que estiver tudo certo, ele voltará às ruas com toda energia!

Mas vamos às vacas quentes!! Voluntariamente decidi receber o newsletter da Dragzine.com, que sempre traz assuntos e novidades técnicas do mundo da performance de carro, além de coberturas de alguns eventos e reportagens sobre carros interessantes. No ultimo que recebi vi a chamada para um kit de suspensão para Mopar fabricado pela QA1, o que tem tudo a ver com os assuntos do MundoMonc.com. Como minha área de pesquisa tem sido a melhoria do sistema de suspensão, nada mais justo do que apresentar essa possibilidade para os Moparianos brasileiros, então vamos lá.

Desde 1993 a QA1 fabrica peças de suspensão para diversos carros, inclusive muscle cars. Atualmente é uma referência na fabricação de diversos componentes e na criação de kits para up-grades que melhoram a estabilidade, principalmente para serem usados pelos pilotos de Pro-Touring, febre nos EUA. Nesse contexto, foi uma das empresas que escutou a necessidade de fornecer essas vantagens também para os Mopars e desenvolveu um kit completo, mantendo o sistema de barras de torção. Vamos olhar cada detalhe!

qa1-dsrPrimeiro, uma das maiores fraquezas do sistema de suspensão usado nos carros antigos da Chrysler, o tirante (strut-rod em inglês). Originalmente ele é instalado com buchas de borracha que funcionam como uma espécie de pivô, permitindo que a bandeja inferior permaneça relativamente estável enquanto a suspensão trabalha. Só que essa não é a melhor forma de montar essa articulação e, sabendo disso, a equipe da QA1 desenvolveu o que eles chamam de dynamic strut rods. Não muito diferente dos tirantes reguláveis de outras marcas, o fato de ser regulável permite que a bandeja seja instalada perpendicular à carroceria do carro. Lembrando que essa peça não deve ser usada para ajuste do cáster.

 

Além do tirante, a QA1 também oferece bandejas tubulares, tanto as superiores quanto as inferiores (upper e lower control arm em inglês). Elas são mais leves e resistentes que as originais e podem ser instaladas na travessa (k-member em inglês) original. Bom lembrar que a base para nosso Mopars nacionais é o Dart americano de 1968. Além disso, as bandejas vem instaladas com buchas de poliuretano e a superior já vem com a junta esférica. Outra característica importante da bandeja superior: foram desenvolvidos para permitirem mais 3° de cáster, o que é muito interessante, pelo menos para mim.

qa1-ucaqa1-lca

 

Por ultimo, a QA1 também oferece os parafusos excêntricos, que de acordo com o fabricante permite ajuste de -2,5° até 2,5°, e os kit de regulagem de altura, instalados no braço inferior, no caso pode ser instalados na bandeja original, ou na tubular da QA1. Mas não pararam por aí. Até o final do ano devem lançar uma travessa tubular para completar o kit. Nos resta esperar pela novidade, mas segue abaixo um aperitivo:

qa1-km

Espero que gostem das novidades do MundoMonc e aguardem mais postagens!

Seguimos conversando!

Monc

  • RamViper

    top!!!