Dart 78.1/2 parte 14: reforço da bandeja inferior

Dart 78.1/2 parte 14: reforço da bandeja inferior

12/03/2012 08:33 2 comments

Reforço da Bandeja Inferior

Bom amigos Moparzeiros! Estou muito empolgado em retomar as postagens no MundoMonc, então vamos lá! Após ter feito o gabarito dos pratos de reforço das bandejas inferiores, levei a do lado direito para o Gil, um excelente lanterneiro aqui de Brasília, para fazer a solda Mig. Não tem muito segredo para fazer o trabalho. Fica mais fácil ainda para quem tem solda em casa e sabe usar. A grosso modo, basta posicionar o prato de reforço, prender com sargento ou alicate de pressão, marcar alguns pontos de solda e depois “abraçar” o restante.

Algumas fotos do passo-a-passo:

Manchas são do ladrão do radiador. A maioria dos Dodges tem essa marca. Posicionando o braço de reforço. Lembre-se de deixar espaço suficiente para o soquete do batente e, também, para o parafuso de regulagem de altura.

Para soldar, utilizando uma lixadeira, limpe toda região que irá receber solda, garantindo uma boa "colagem". Com alicates de pressão ou sargentos, fixe o prato na posição correta.

Inicialmente, basta marcar alguns pontos de solda para fixar bem o prato de reforço. Apesar do prato se curvar facilmente, é bom usar um martelo para melhor assentar o prato no BCI. Só meter a solda agora e ser feliz. Adeus o pequeno problema da bandeja abrir.

Agora o BCI está na pintura e praticamente pronto para ser instalado. Vou postar os processos finais de montagem com a instalação do batente e da bucha.

Seguimos conversando amigos.

Grande abraço.

André Monc

  • Tuco

    André,
    Muito legal o trabalho! É bem motivador…

    Lendo o post fiquei na dúvida sobre como saber se a bandeja está bem alinhada. Sabe dizer como ver isso? E se é necessário um gabarito ou manter algumas medidas?

    Abraço
    Tuco

  • Fala Tuco!!

    Obrigado pelo comentário.

    Bom, eu já via bandejas empenas em fotos, então fui pela questão visual mesmo. Na postagem http://mundomonc.wordpress.com/2012/02/05/reconstrucao-da-suspensao-dianteira-parte-13/, na última foto, mostra o paralelismo dos dois lados do BCI. Normalmente ela fica “curvada” olhando dessa perspectiva, ou então, a olhando lateralmente. Os gringos chamam de “banana shape”. Procurei fotos para postar, mas não as achei novamente. Se achar te mando para você ver como elas ficam quando tortas.

    Sei também de algumas medidas-chave que ajuda a identificar numericamente se está tudo no lugar. Mas é difícil de conseguir ou fazer os gabaritos e achar os números, aí nem trilhei esse caminho.

    Seguimos conversando.

    André Monc