Track Day com o Dart

Track Day com o Dart

06/09/2012 17:02 3 comments

Teste na pista

Para quebrar o silêncio do mês de agosto, vou contar como foi o primeiro track day do Dart, mas vou começar um dia antes com alguns preparativos. No sábado peguei o carro na Ged´s Garagem e fui direto buscar um alinhador para finalmente tirar as medidas do carro e acertar os detalhes finais. Após todo equipamento de medição instalado no carro já vi algumas coisas interessantes. Deixei a convergência fechada demais e o camber acabou ficando próximo do que esperava, – 1,12 e como teria o track day, resolvi deixar assim.

Depois de tudo certo, pedi para ler o cáster, que era minha maior curiosidade. Acho importante fazer um parêntese para quem chegou agora no MundoMonc. Durante a reforma da suspensão e freios do Dart, havia estabelecido alguns padrões de resultado para o sucesso do trabalho (leia mais: Sobre Projetos), e um deles era as medidas de camber e, principalmente cáster. Já que no nosso sistema original o cáster é um dos fatores mais limitantes para quem quer um pouco mais de desempenho.

Então dois detalhes, de instalação custom, foram feitos na suspensão dianteira. Na bandeja superior existem duas buchas instaladas com parafusos excêntricos e utilizando a bucha off-set da Moog, PN n° K-7103, existe mais movimento para a junta esférica superior (leia mais: Moog off-set). Além da característica da peça, originalmente desenhada para ajuste fino em carros com empeno na região,  o processo de instalação foi diferente do recomendado pela fábrica. A mudança é bem simples e o processo detalhado está no artigo Instalando as buchas Moog off-setO outro foi também um processo customizado de preparação e instalação das buchas de poliuretano do tirante. Todos os detalhes no artigo Preparando a bucha do tirante. O resultado foi a possibilidade de se atingir mais de +6° de cáster, praticamente impossível para um sistema 100% original. Fecha parêntese.

No domingo foi o track day. O desempenho não foi bom, já que não tenho muita experiência em pista. Mas deu para sentir que o carro ficou muito bom de curva, bem firme e alinhado. A carroceria não rola muito, o movimento do carro é inclusive suave nas ondulações da pista. O freio está bem firme e responde bem à pressão do pé. Bom, para mim só qualidades, deu para sentir o potencial que vai ter em outras condições. Fui acompanhando pelos amigos Ramirez e Pescoço, que me deram algumas dicas da pista. O Ramirez também fez algumas fotos do Dart na pista, fotógrafo mais do que recomendado (carlosramirez.com.br), em breve posto as fotos dele. E ainda a presença forte do Dart amarelo do amigo Marcus e de vários outros antigos que participaram do evento. A fotos desse artigo foram feitas pelo amigo Jovino.

Seguimos conversando.

Monc

  • Rafael Zotti

    poxa fala mais pra gente!!! ke legal!!!! sempre kiss fazer isso aida vou conseguir!!

    • Kkkkkkk É uma grande diversão. Aqui o custo foi bem baixo, R$ 50,00 a inscrição mais gasolina e pneu! Engraçado é que algumas pessoas preferem pagar isso para andar de kart do que botar os antigos na pista.

      Quero ver esse seu Dart na pista, despejando todos esses cavalos no asfalto.

      Abraços chapa

      • Rafael Zotti

        Cada hora enfrento um problema diferente… agora que o carro ficou liso de motor escape alto sem barulhos e tudo + levei o carro para alinhar e o alinhador arruinou a regulagem…. ele deve ter deixado o caster muito negativo o carro ficou BOBO! mais amanha vou fazer como sempre fiz. acompanhar o serviço pra explicar como se faz…. regulares anterior da bandeja regula caster e um pouco de cambagem e o parafuso posterior da bandeja regula cambagem. e deixar um pouco convergente tambem ke é excelente.

        pretendo em breve fazer uma viagem para brasilia de dodge!

        abraço!