Burrinho ou Cilindro de roda traseiro
Da gigante feira de peças de Águas de Lindóia, comprei apenas os burrinhos de freio, ou cilindros de roda, para o projeto do Dart. Eu ainda estava na dúvida entre comprar um de Fiat da TRW/Varga, que parece ser boa adaptação, ou um “original” fabricado pela Fortec Freios. Eu já conhecia o segundo fabricante, que apesar de ter o preço mais elevado, é idêntico ao que estava no carro, com medidas em polegada e tudo mais. Como podia retirar na hora em Lindóia, ou seja, sem o custo com o frete, decidi pela Fortec.
Essa empresa está a 23 anos fabricando peças de freio para diversos carros, inclusive para os nossos Dodges nacionais. A referência (part number) do cilindro de roda que vou usar no Dart é CCR-92184 e tem gravado FF 184 no corpo da peça. Elas parecem ser muito boas, com acabamento dentro dos padrões normais brasileiros. O par custou R$ 100,00 e o que mais me chamou atenção é que existem leves diferenças entre as duas peças. Imagino que sejam de lotes diferentes, mas possuem o mesmo número de referência e as dimensões idênticas. Comprei quatro parafusos allen, e suas respectivas arruelas, para fixação.
Quem estiver precisando, é fácil de encontrar no MercadoLivre e, também, em algumas lojas especializadas em peças para antigos.
Seguem as fotos:
Bom pessoal, uma das ultimas peças que estavam faltando. Estou perto de concluir tudo. Obrigado àqueles que acompanham o blog e o projeto do Dart.
Seguimos conversando.
André Monc
putz, em 2010 eu paguei 160 no par……
Fala Jacson!
É assim mesmo esse lance de preço, uma variação louca.
Precisando de alguma referência ou indicação, é só entrar em contato.
Abraços!
André Monc
Dae brother, qual o motivo pela escolha de manter freios originais na traseira? Não seria mais seguro optar por usar discos? abraço a boa sorte no projeto
Fala aê! Bom, desde o começo minha ideia foi aproveitar ao máximo o sistema original, somente fazendo com que funcionasse bem e seguro. Alguns pequenos up grades foram feitos para melhorar o funcionamento da suspensão, sem pretensões extremas. Algumas delas: buchas off-set para a balança superior, sector kit da FFI para a região da caixa de direção, pratos de reforço nas balanças inferiores, amortecedores a gás, acerto de caster, camber e convergência especiais, e todas as referências de torque segundo a Chrysler e/ou fabricante das peças.
Minha expectativa é que o Dart se torne um carro mais estável, seguro e esportivo. Com a mecânica ainda original, acredito que os freios darão conta do recado. Ainda vou trazer uma estabilizadora traseira, padrão AAR e T/A e conector frame, ainda para seguir o objetivo inicial. Depois da preparação quem sabe freios mais interessantes!!
Obrigado pelo contato.
Abraços
André Monc
Opa, tranquilo cara estou acompanhando de perto.. talvez um dia consiga montar o meu dart 72 do jeito que você está fazendo, por enquanto estou aproveitando ele bastante do jeito que está… só fiz a pergunta mesmo pois vi que a suspensão estava mais “parruda”, ai me veio a dúvida em relação aos freios… abraço
Sem problemas xará! Realmente está mais parruda que a original sim.
Quando for fazer teu Dodge tenta tirar fotos das peças e serviços, assim é possível incrementar mais ainda o blog.
Abraços