Acionamento da Embreagem

Acionamento da Embreagem

05/05/2016 19:01 0 comments

Kit de acionamento.

Acionamento da Embreagem

Aproveitando esse tempo no estaleiro, fui procurar um barulho que sempre me incomodou muito. Mesmo com a suspensão toda nova, sempre que passava em alguma ondulação no asfalto eu escutava uma bateção de metal bem feia. Sempre achei que fosse algo eu tivesse feito de errado na suspensão, mas descobri que o barulho vinha do acionamento da embreagem.

Duas das castanhas tinham partido ao meio, fazendo com que as outras se soltassem. A barra Z estava funcionando com folga e em atrito direto com os pivôs de suporte. Como é um trabalho simples de imediato desmontei tudo para avaliar o que precisava ser feito.

Avaliação das peças

Vi que tanto a barra quanto o pivô da capa seca apresentavam bastante desgaste pelo atrito. Considerando o estado das peças, esse problema devia estar acontecendo a bastante tempo.

Desgaste interno na Barra Z. Pivô bem desgastado.

Além disso, tinha apenas uma das travas, a bucha do garfo totalmente deteriorada e a haste estava empenada e rachada.

Estado geral do sistema de acionamento.

Bora refazer tudo!!

Peças novas

Comprei um kit Mopar do acionamento que vem com a haste, bucha, arruela plástica, arruela de metal, trava de pressão e mola de retorno do garfo. O kit americano com todas essas peças custou R$ 222,00, incluindo o frete.

Kit da Mopar. Peças do kit.

Também troquei o pivô da capa seca por um usado, mas em excelentes condições. Comprei o pivô do meu amigo Márcio (+55 61 8283-8866). Ele tem várias peças de Dodge para venda.

Pivô "novo".

Levei a barra Z na Torneadora Edu para resolver o problema do desgaste interno. Depois pintei com tinta spray preta para dar acabamento.

Barra Z.

Comprei um kit de castanhas na Rogercar. Essa são feitas em tecnil, um polímero com estrutura reforçada por fibras minerais e sintéticas. Algumas características: baixo peso específico ( 1/8 em relação ao bronze por exemplo), alta resistência ao desgaste e abrasão, grande resistência a agentes químicos, auto-lubrificante, absorção de vibrações, alta resistência ao choque, baixo coeficiente de atrito e movimentos mecânicos silenciosos.

Já instalei tudo no Dodge. O resultado ficou excelente. Preciso e silecioso, apenas preciso fazer a regulagem adequada da embreagem.

Seguimos conversando,

Monc