Compartimento do motor

Compartimento do motor

27/06/2012 13:08 7 comments

Compartimento do motor

Como disse na postagem anterior, o Dart passou por um “salão de beleza” para ir ao encontro do Jerivá. Uma das etapas do processo foi a lavagem do cofre do motor, que nunca havia sido limpo desde que o carro saiu da reforma, em 2001 se não me engano. Usamos LM, solupã e muita água. Eis o resultado:

Antes, ainda com quadrijet, no dia em que saiu da garagem para o trabalho na suspensão:

Agora, com um bijet, depois de algumas horas de limpeza:

Ainda sobraram uns cantos difíceis, espero que na próxima lavada fique melhor ainda!

Esse não é mais o motor original. Acredito que foi trocado na década de 80, ou início de 90, quando era mais fácil trocar o motor do que fazer alguns tipos de reparo. O bloco desse motor foi fundido em 1972 e esta rodando bem, mas em breve passará por uma revisão geral. Observem a hélice do radiador de náilon, da marca Flex-A-Lite. Foi a primeira peça que compre no exterior. Sua função é aliviar o peso na bomba de água, a diferença de peso dela para a original é incrível. Já está no carro a anos e nunca tive problemas com ela.

Por agora o que mais gostaria é arrumar uma solução para o ladrão do radiador parar de sujar o carro todo. Resolvi tirar ele do rumo da suspensão e coloquei um pequeno reservatório no canto. Mesmo assim vazou e esta sujando tudo no cofre. Alguém tem alguma dica?

Seguimos conversando.

André Monc

  • Andre

    Xará, quanto ao ladrão do radiador troquei o meu por uma mangueira maior que passa por um furo na travessa inferior e cai direto no chão. é isso mesmo o seu problema ? a mangueira joga agua na suspensão ? abraço. Andre.

    • É isso mesmo. A mangueira do radiador é a original, eu imagino. Ela termina no canto inferior do radiador, do lado do passageiro. Todo excesso de água, com aquele ferrugem toda, vai direto para a suspensão e deixa tudo sujo, e com o tempo, manchado. Cheguei a desviar para um reservatório instalado no cofre do motor, mas ele não tá dando conta do recado e tá sujando tudo por dentro agora.

      Pensei em fazer isso de colocar mais para trás. No seu caso suja o eixo ou alguma coisa assim?

      Obrigado e abraços!

  • André do Couto Granito

    Olá Xará, sou mais um dos andré’s rs. Acho que esse artigo irá te ajudar e como a ideia esta pronta, você não corre o risco de gastar dinheiro e experimentos.
    Parabe´ns pelo blog, abraços.
    André

  • roberto

    Boa noite. sao muito valiosas as suas dicas… gostaria de saber como vc adaptou a 4jet e a bijet no seu coletor original.. qto ao radiador, ve se a sua tampa é de 16 psi, se for menor q isso vaza mesmo.. grande abraço …. Roberto

    • E aí Roberto, tudo bem.

      Primeiro obrigado pelos comentários e por acompanhar o blog! É um prazer ver o quanto essas informações estão ajudando os Moparianos!!

      Sobre sua pergunta, tanto o quadrijet quando o bijet foram instalados usando flanges. Para o 4bbl usei uma muito bem feita da marca Mr. Gaskets, muito conhecida no nosso meio. Para o 2bbl usei uma home made que era de um amigo meu. Nos dois casos selou bem e tem funcionado perfeitamente.

      Estou vendendo esse 4bbl com a flange da Mr. Gaskets, se tiver interesse.

      Abraços e visite o blog sempre que tiver alguma duvida.

      Seguimos conversando.

      André Monc

      • roberto

        Oi Andre.. acompanho seus comentarios no forum do Museu do Dodge. Foi muito importante a dica sobre a lona de freio, montei a da rual/willis e ficou perfeita… Entao, tenho uma flange para bijet com passagem de agua pra usar no etanol q comprei de um amigo, mas vou utilizala só como flange mesmo e colocar um motorcraft q ganhei de outro amigo… outras epocas pensei em passar a etanol, mas desisti. inclusive tenho um coletor canavieiro q vou vender.. Qto a 4jet no momento nao posso ficar com ela..
        Grande abraço
        Obrigado Roberto