Dart 78.1/2 parte 6: pastilhas e lonas de freio / rolamentos e retentores

Dart 78.1/2 parte 6: pastilhas e lonas de freio / rolamentos e retentores

08/12/2011 19:16 0 comments

Rolamento, retentores, lonas e pastilhas de freio Dodge

Essa semana resolvi comprar alguns detalhes que estavam faltando para a reconstrução da suspensão do Dart e que fazem parte do escopo do projeto. Estou aproveitando o trabalho para dar um grau no sistema de freio também, fechando o “chão”  do carro (suspensão, direção e freio). Depois de muito pesquisar pela internet, encontrei as referências para as pastilhas de freio, lonas de freio, cilindro mestre, burrinho (cilindro de roda), rolamentos de roda, retentores da roda,  reparo de pinça  e cilindro mestre. Essa postagem é sobre algumas dessas peças.

Rolamentos – Timken vs. SNR

Gostaria de retomar um tópico antigo sobre os rolamentos dianteiros. À época fui à uma loja de rolamentos, aqui em Brasília, e pedi pelos rolamentos de roda dianteira do Dodge. O vendedor, que disse ter trabalhado na Chrysler, puxou no sistema as seguintes referências: pequenos – LM11949/LM11910 e grandes – JL69349/JL69310 (referência errada). Comprei um par de cada da marca Timken. Após alguns dias estava visitando o blog parceiro Dodges, diga-se de passagem é o melhor para referência de peças nacionais, e encontrei uma postagem sobre os rolamentos com referência diferente para o rolamento grande.

Fiquei com a pulga atrás da orelha e fui a uma outra loja para tirar a dúvida. Pedi ao atendente pelos rolamentos Timken, mas estavam sem estoque. Por isso ele me trouxe dois rolamentos da SNR, que tem a mesma referência da outra marca. Assim pude constatar a diferença, os rolamentos grandes JL69349/JL69310 são para a Dakota e Caravan e não servem nos nossos A-Bodies brasileiros. O part number correto para os rolamentos grandes é LM67048 / LM67010.

O bom fruto dessa visita foi conhecer outro fabricante de rolamentos de qualidade. De acordo com o vendedor, a SNR está umas duas posições a frente da Timken numa Top List de fabricantes de rolamentos. Fato é que gostei muito das caixas, da lubrificação de fábrica, da embalagem de vedação e da aparência. Somente no acabamento que a Timken é visivelmente superior, mas o material usado na fabricação é o mesmo e as medidas são idênticas. Pelo preço, mas em conta, decidi comprar dois grande e dois pequenos para a roda dianteira.

  

Retentores

Aproveitando a visita à loja de rolamentos, perguntei ao vendedor se ele saberia dizer que retentores usar. Rapidamente ele trouxe um Sabó e um Vetracam, que são empresas do mesmo grupo, portanto, com qualidade semelhante. O da esquerda é o retentor dianteiro, referência 01756 GGO, e outro, traseiro, número: 0393. Foi um par de cada.

  

Lonas e pastilhas de freio

Até agora essa foi uma das referências mais difíceis de encontrar. Graças à um colega do Yahoo Grupo [Dodge V8], que também é de Brasília, consegui comprar um jogo de lona que serve tranquilo no Mopar nacional. A referência da lona de freio traseira é 1219FE e é fabricada pela Fras-Le, marca já bem conhecida. Junto vieram os rebites para montagem. A aplicação não é Dodge, mas com poucos ajustes fica perfeito.

De quebra resolvi dar uma olhada nas pastilhas de freio. Cheguei a comprar umas da Auco, de estoque antigo, mas pelo custo da peça, em torno de R$ 25,00, achei por bem optar pelas novas. Também fabricada pela Fras-Le, o número da peça é PD/8-NA. Coloquei algumas fotos comparando com a de estoque antigo.

 

  

Até agora foi isso. Ainda faltam os reparos da pinça de freio, que jás estou fechando com um colega de Brasília, o cilindro mestre e os burrinhos traseiros. Não encontro em loja nenhuma por aqui, acho que vou ter que ir de MercadoLivre mesmo. Quero peças Varga, alguém sabe onde encontrar?

Seguimos conversando.

Monc