Nova opção de carburador – Single Venturi

Nova opção de carburador – Single Venturi

22/01/2013 15:14 0 comments

sv1venturi3

Nova opção de carburador

MundoMonc.com, trazendo mais uma novidade para você, trata-se de um carburador com novo e arrojado desenho. O SV-1, fabricado pela Pro Systems Racing Carburators, traz a promessa de gerar mais hp e resposta do acelerador que qualquer outro carburador de alta performance do mercado. Idealizado e projetado por Patrick James, engenheiro especializado em dinâmica de fluídos, notou alguns pequenos problemas no desenho dos tradicionais quadrijets 4500 e 4150. Então decidiu resolver por conta própria usando somente um venturi (a sigla SV vem de Single Venturi).

prosystems.lead_ sv1carb

James percebeu que o pior problema com os carburadores de corpo quádruplo é quantidade de ar sem combustível que flui pelos quatro venturis, isso acontece principalmente na parte mais próxima do centro. Se tem ar sem combustível entrando, se perde em eficiência, o que pode gerar dificuldades para achar uma boa lenta, principalmente para novatos na arte de acertar motores.

De acordo com James, ar limpo, ou seja, aquele ar que não tem combustível misturado, é o inimigo de um motor já que permanece “limpo” durante todo o caminho até o cilindro. Não garante o enriquecimento adequado com combustível e pode dificultar o desempenho do motor em condições mais severas.

simplicity

A ideia é simplesmente apresentar para os preparados e donos de carros antigos essa nova possibilidade e não abrir uma discussão extremamente técnica, então segue algumas características que julguei importante:

  • Incrível resposta ao acelerador
  • Mais espaço entre o carburador e o capô (a versão com borboleta de 95mm é 1/2″ mais baixo que  4150 e 1″ que o 4500). A versão de 110mm tem a altura padrão até a base do filtro, mas é 5/8″ mais baixa no vent tube.
  • Qualidade da marcha lenta inacreditável
  • Resposta do difusor mais rápida ja registrada (mudanças de marcha mais rápidas)
  • Dois padrões de fixação (encaixa nas admissões para 4150 e Dominator, sem adaptação)
  • Praticamente todas as juntas no padrão quadrijet
  • Não é necessário o uso de ferramentas para remover os difusores
  • Difusores são instalados com O-ring e não prensados, eliminando vazamentos
  • Perfeito para motores com blower ou tunnel ram (a borboleta única oferece distribuição simétrica na lenta, meio acelerador e WOT).

SV-1 em ação:

Para os mais técnicos, curiosos e “colocadores de mão-na-massa”, ao final da postagem tem as fontes completas de informação!

Seguimos conversando.

Monc

(fonte: http://www.enginelabs.com/engine-tech/tech-review-pro-systems-sv1-carburetor/)

(fonte: http://www.prosystemsracing.com/svseries.html)