Coxim de motor do Dodge

Coxim de motor do Dodge

03/12/2012 09:06 0 comments

coxin7

Coxim de motor do Dodge

Grande nação!! Vamos começar o mês de dezembro, e talvez os últimos dias da existência humana, mostrando a troca dos coxins de motor 318 do Dodge. No meu caso, só troquei depois que os dois lados racharam completamente e o motor ficou solto no cofre do Dart, não esperem isso acontecer. Qualquer desgaste, troque. Felizmente, sem maiores danos, eu já tinha comprado um par de coxins na primeira encomenda de peças dos EUA (veja Reconstrução suspensão dianteira Dodge – Parte 1). Boa intuição hein? Os coxins novos foram fabricados na Índia e são da marca norte-americana AutoExtra, PN 2266. Mesmo sendo de fabricação indiana, parecem ter qualidade superior aos originais que estavam instalados no carro, não pela diferença de idade, mas sim pelos materiais usados.

 coxin8 Reconstrução suspensão dianteira Dodge - Parte 1

Procedimento no DartMonc.

Eu imaginava que seria um trabalho relativamente simples, já que uma parte do caminho já estava pronta. Ledo engano! Para a troca foram tirados alternador, bomba de direção hidráulica e coletor de escape do passageiro. O espaço é horrível, não sendo possível usar alguns tipos de ferramenta que deixariam o trabalho mais rápido.

Colocamos o carro sobre cavaletes e usando o jacaré com um calço de madeira, levantei o motor alguns centímetros. Tem que tomar muito cuidado para não estragar o cárter! Primeiro tiramos tudo do lado do motorista e depois do outro lado. São dois suportes de metal que prendem o coxim no bloco do 318, um trabalho simples, apesar de cansativo. Depois dessa parte pronta é só baixar o motor com cuidado, o próprio peso já faz o encaixe bem preciso, em seguida, só apertar os parafusos que prendem o coxim na longarina. Ficou difícil de tirar fotos detalhas do serviço, mas aí fica a descrição. Tudo foi torqueado de acordo com o manual de serviço da Chrysler.

coxin9 coxin6

coxin5 coxin10

coxin3 coxin2

Obrigado à galera que ajudou: Ged, mais trollando que ajudando, Dudu, Cauê e Jouber que fez e deu as fotos. Vale lembrar que passamos a noite na fila para garantir nosso espaço na Stock Car, estávamos virados e mesmo assim trabalhamos por 4 horas diretas.

Seguimos conversando.

Monc